Aprenda com o problema, transforme-o em solução

Aprenda com o problema, transforme-o em solução

Há um mundo sem fronteiras à nossa frente. Um ambiente híbrido que mistura as características sociológicas do ser humano com as potenciais ferramentas e plataformas do mundo virtual. A produção de conteúdo avança a ritmos alucinantes e difíceis de alcançar, pelo menos para o cidadão comum. Cercas e muros que caem virtualmente e transformam a presença física na possível presença através da tela de um dispositivo. É uma onda daquelas que só se vê na praia de Nazaré. Gigante, robusta e altiva. A educação navega nesse mar e traz consigo o empreendedorismo.

Dentro das empresas ou mesmo em nossa própria vida perdura a defesa contínua da sobrevivência e todos os modos de aprender são bem vindos. Todos os dias aprendemos algo, vivenciamos situações, construímos conceitos. Há que se chegar primeiro, dizem. Mas primeiro há que se aprender com o problema e o transformar em solução.

Quando promovemos a educação para o empreendedorismo estamos implementando não só o aprendizado direcionado, mas enriquecendo o processo de aprendizagem durante a troca de ideias de uma forma colaborativa. Quando precisamos da vivência prática para que a retenção do conhecimento seja facilitada, a aprendizagem experiencial se apresenta. Entretanto, é fascinante observar como o método do aprendizado baseado em problemas consegue conectar teoria à prática quando promove a autonomia ativamente.

É fundamental formar indivíduos empreendedores capazes de lidar com os desafios atuais. Saber entender e respeitar cada individualidade, impulsionar a criatividade tão necessária no ambiente empreendedor é construir um caminho pavimentado para uma robusta travessia, recheada de conhecimento e segurança cognitiva.

Transformar problemas em soluções é enxergar além e saber ler nas entrelinhas. É preciso filtrar etapas, desobstruir o pensamento e definir o próximo passo. Quando o  psicólogo, escritor e consultor em educação inglês Tony Buzan inventou, em 1970, o mapa mental, ele havia percebido que o cérebro absorve melhor as informações quando são exibidas de uma forma dinâmica. Essa forma mais visual ajuda a organizar as ideias e segue o fluxo natural do cérebro. 

Mas o que dizer do futuro? O futuro é uma construção coletiva, um texto que escrevemos diariamente com as ferramentas que temos, ou mesmo com as que ainda serão inventadas. O que mais desafia a nossa capacidade de adaptação é a rapidez com que o mundo evolui. E tudo isso nos exige habilidade além do óbvio. Precisamos da ética para guiar nossas ações e não apenas de competência técnica. Nossa capacidade de pensar, de falar, de ter felicidade em aprender e, principalmente, nossa capacidade de contestar serão diferenciais que vão nos permitir navegar com propósito. É preciso saber dar vida às ideias, promover inovação e ter compromisso com o que a humanidade tem de melhor, a sua própria humanidade.

Nota do autor:  A aula de Educação para o Empreendedorismo do Professor Jacinto Jardim nos mostrou como é importante termos a capacidade de conhecer e entender acerca da metodologia científica, que é a base para quem faz um mestrado. Conhecer a estrutura de uma pesquisa é um processo lento e progressivo e que  exige disciplina.